CRITICAS critics

Trabalho, que nesta área das artes plásticas se deve
concentrar primordialmente no desenho, nossa pesquisa
interminável e constante para atingir o inatingível domínio da
mão sobre o pensamento. Desenho que é em arte o começo
e o fim de todas as coisas.
Mestre Armando Alves

Tarefa difícil, sem dúvida, tanto mais quando se pretende
afirmar um percurso num campo desigual em que as lutas e
tensões por impor o legítimo a última diferença legitimada
constroem um património físico e simbólico com base em
taxinomias interpretativas.
Esforço admirável, portanto, credor do nosso respeito e
admiração pelo que representa para a nossa vivência
comum. É fácil criticar quem desiste, mas também é fácil,
muito fácil mesmo, não apoiar quem não desiste.
Sociólogo Álvaro Borralho


Carlos Godinho, licenciado en diseño, aporta una muestra
pictórica, que presenta varias características, que son
apreciables inmediatamente. Un estilo surrealista, cuyo
arranque puede encontrase en Dalí y en el surrealista
portugués Gustavo Fernandes, de él toma la estética de la
escasez de figuras en el cuadro, para centrar el mensaje. Y la
forma de expresar sus ideas, en las que predomina el dibujo y
la composición de las figuras, construidas con colores
suaves, a las que rellena con óleo muy diluido, que a veces
recuerda la acuarela.
Leer los cuadros de Carlos Godinho, es captar los elementos
totémicos, que tienen de por sí una clave . A través de su
presencia podemos establecer el significado profundo del
cuadro. Las manzanas, constituyen la lectura bíblica del
pecado e incluso de la feminidad, que con frecuencia
contrapone a elementos puramente religiosos, como un
rosario, haciendo un juego entre el pecado y la devoción.
Pero este surrealismo, no está alejado de la tierra, en estos: "
Juegos míticos del pensamiento" como define al conjunto de
su obra, aparecen iconos, como iglesias, azulejos, o el
homenaje a Mérida, en las que a través de las figuras hace
una reflexión casi regionalista, que lo incardina a un lugar
determinado. Los sueños surrealistas, son de alguien
identificado con un lugar. Y esto es interesante, ya que
habitualmente los pintores surrealistas despersonalizan su
obra.
Carmelo Arribas Pérez. Crítico de arte


This Work, of my friend Carlos Godinho,
represents, one of the great portuguese
writers...Fernando Pessoa. F. Pessoa, as a
writer, had as well one superb capacity of
changing personality of his personages!!! He
sign several poems as another man and
writer...what we call "Heterónimo". One of this
ficticious personages we did and write, was one,
particular and with one way of being and thinking
from the portuguese region called ALENTEJO.
Thats why Carlos Godinho did this lovely paint,
giving one great "omage" to this chameleon
portuguese writer.
The work has every symbol of Alentejo. The
olive tree, the water container, the yelow field
and a very pretty blue sky. The mirror could
represent this dioctonomy of the writer, when he
dresses this diferent personalities. The figure of
Fernando Pessoa is well done on the center
writing his texts.
João Carita 2008


I mulini a vento di Carlos Godinho richiamano alla mente le atmosfere oceaniche delle coste portoghesi, in cui il vento ha sempre invitato all’avventura questo popolo di impavidi navigatori.
Il Portogallo è propaggine di terra rivolta tutta verso la vastità dell’oceano, che si perde allo sguardo di chi la scruta dalle sue coste ventose e selvagge.
Similmente i dipinti di Carlos Godinho si trovano in bilico tra uno spazio ancora reale e lo spazio incondizionato del metafisico, che abbraccia il nostro essere per trascinarlo nella sua vastità esattamente come fa l’oceano.
L’artista ci dice: “A força da natureza sempre fez mover os moinhos.” (La forza della natura fa muovere i mulini) Ed è proprio questa forza, che porta il nostro sguardo a scoprire lo spazio di terre ancora inesplorate, dove gli oggetti stessi conquistano nuovi orizzonti, come accadeva ai navigatori portoghesi che si spinsero laddove altri avrebbero visto solo la fine del mondo conosciuto e di ogni speranza.
il primo Premio Internazionale di Pittura figurativa
contemporanea avente per tema il "MEDIOEVO", all'interno dello splendido contesto della XIV edizione delle "Ferie Medievali”



S A U D A Ç Õ E S !!!
CARLOS, saibas que foi um deleite passear por algumas de tuas obras. Entrar nessa atmonsfera surrealista, mística e de muita delicada fez decolar a minha imaginação... E claro, nesse mundo está o querido Portugal, sutil e delicadamente lembrado em teus mosáicos. "VISÕES DE UM MUNDO" foi a obra que mais me fascinou. Que magnífica figura de mulher, com beleza e expessão corporal. Que sua visão seja a de um mundo melhor para a humanidade. Sem conflitos, sem destruição. Magnífica obra. Receba os meus parabéns e seja BENVINDO a este lindo Portal. Um forte abraço desde São Paulo - Brasil,
Waldir Novelli Diasin:www.artistasdelatierra.com/Europa/Portugal/Evora/Estremoz/foto_60427.htm


Hi from Gian Genta guest sculptor in TALENT SEEKERS I want to pass a remark for the excellent quality of your work. Congratulation for your interesting acting.
http://www.talentseekers.net/

Estimado amigo artista:He visitado tus pinturas. Me han parecido muy metafísicas, suaves y sugerentes.Muy lindo el porquinho, excelente idea!Felicitaciones por tu trabajo.
Cariños desde Buenos Aires,
Graciela Bello.
Ago2009

Очень эффектные и интеренсные работы. Удачи Вам в творчестве и много новых работ...
(Muito eficaz e interessante trabalho. Boa sorte com as obras e muitas novas obras ... tradução)
Ago2009


Ora aqui está uma opinião de bom critério! Carlos Godinho é um Mestre alentejano de talentos reconhecidos aquem e além fronteiras com mostra a decorrer actualmente em Viseu. Pela mão da Galeria Vieira Portuense, participou na colectiva "PONTES LUSO-GALAICAS" e "AO REDOR DO TOURO" que tiveram lugar no Porto.
Galeria Vieira Portuense - Facebook - Dez2009

Fotos Exposições

Fotos Exposições
Pousada Rainha Santa Isabel - Estremoz